Reforma de Molejos

Um feixe de molas é formado pelos seguintes componentes: molas (lâminas), espigão (pino de centro), buchas, abraçadeiras, rebites, parafusos, tubos.

Vida útil de um feixe de molas depende muito do uso do caminhão, da carga que transporta, das condições das estradas que roda e da manutenção preventiva que o motorista realiza. Seguindo as recomendações dos fabricantes, o mais importante na sua manutenção é a lubrificação, que deve ser feita a cada 1,5 mil km. A graxa utilizada para os pinos é a graxa de chassi, enquanto as lâminas exigem a graxa grafitada. É necessário também verificar se há desgastes dos olhetes, das buchas e eventuais trincas nas molas a cada 70 mil km.

Troca e reparo das molas

Saber a hora certa de trocar o feixe de molas da suspensão é fundamental. Para isso, observe se o caminhão apresenta perda de altura e excesso de vibrações e trancos, e se há molas quebradas ou desgastadas. O ideal é que todo o conjunto seja substituído.

MANUTENÇÃO E A VIDA ÚTIL DOS MOLEJOS

O objetivo da Manutenção Preventiva dos Molejos é que não ocorra uma parada inesperada do equipamento, que muitas vezes vem a acontecer devido ao desgaste de peças e acessórios.

 

Molejo Usado

ANTES

Molejo Reformado

DEPOIS